sábado, 31 de janeiro de 2015

O professor Eficaz

Convenção Estadual de Ministros das Assembleias de Deus com sede em Abreu e Lima 
Pr. Presidente: Roberto José dos Santos

Superintendência da EBD - Escola Bíblica Dominical 
Superintendente: Ev. Abraão Coutinho 

Pb. Gastone Alves Adjunto da Superintendência da EBD
Setor: Igarassu Centro – Av. Duarte Coelho – Vila da Chesf

O Professor Eficaz
Eficácia do ensino é percebida pela aprendizagem e não pelo talento do professor

O bom professor é o que segue as regras de sua instituição, o programa a ele conferido, elabora boas atividades, enfim, cumpre suas atribuições. Em nosso caso especificamente, ele estuda a lição durante a semana, vai ao estudo bíblico no [1]sábado, faz seu roteiro de aula, busca as técnicas adequadas, chega cedo para aula e ministra-a aos seus aprendizes.

Texto de apoio: Rm 12.7:
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Rm 12.7b ARC
O que ensina esmere-se no fazê-lo. Rm 12.7b ARA
Deve ficar bem claro que fomos chamados por Deus e ele nos deu este dom que é ensinarMas não basta receber o dom de Deus, é preciso também, procurar a perfeição naquilo que fazemos.
Dom é Dádiva; um presente recebido de Deus.
 Esmerar é esforçar-se por fazer as coisas com perfeição.
Para sermos professores eficazes poderíamos começar a responder quatro perguntas de fundamental importância para [2]eficácia do ensino.
Por que ensinar?
O que ensinar?
Como ensinar?
A quem ensinar?

20 qualidades do professor ideal[3]
Ao listar características de bons professores, o Referencial para o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente reconhece que nem todos podem ser avaliados por provas
O docente ideal:
1. Domina os conteúdos curriculares das disciplinas.
2. Tem consciência das características de desenvolvimento dos alunos.
 3. Conhece as didáticas das disciplinas.
4. Domina as diretrizes curriculares das disciplinas.
5. Organiza os objetivos e conteúdos de maneira coerente com o currículo, o desenvolvimento dos estudantes e seu nível de aprendizagem.
6. Seleciona recursos de aprendizagem de acordo com os objetivos de aprendizagem e as características de seus alunos.
7. Escolhe estratégias de avaliação coerentes com os objetivos de aprendizagem.
8. Estabelece um clima favorável para a aprendizagem.
9. Manifesta altas expectativas em relação às possibilidades de aprendizagem de todos.
10. Institui e mantém normas de convivência em sala.
11. Demonstra e promove atitudes e comportamentos positivos.
12. Comunica-se efetivamente com os pais de alunos.
13. Aplica estratégias de ensino desafiantes.
14. Utiliza métodos e procedimentos que promovem o desenvolvimento do pensamento autônomo.
15. Otimiza o tempo disponível para o ensino.
16. Avalia e monitora a compreensão dos conteúdos.
17. Busca aprimorar seu trabalho constantemente com base na reflexão sistemática, na auto-avaliação e no estudo.
18. Trabalha em equipe.
19. Possui informação atualizada sobre as responsabilidades de sua profissão.
20. Conhece o sistema educacional e as políticas vigentes.
Fonte: Adaptado de Referenciais para o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente

[4]Philippe Perrenoud considera a existência de 10 domínios de competências cruciais na profissão do docente atual .
1. organizar e estimular situações de aprendizagem;
2. gerar a progressão das aprendizagens;
3. conceber e fazer com que os dispositivos de diferenciação evoluam;
4. envolver os alunos nas suas aprendizagens e no trabalho;
5. trabalhar em equipa;
6. participar na gestão da escola;
7. informar e envolver os pais;
8. utilizar as novas tecnologias;
9. enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão;
10. gerar a sua própria formação contínua.

O professor eficaz é aquele que consegue resultados efetivos.  É o que se importa com a aprendizagem e bem estar de seus aprendizes.

Podemos elencar algumas características deste professor:
Ø  Avalia-se;
*      Checa se as estratégias dão certo;
*      Verifica se os alunos respondem ao novo conhecimento;
Ø  Busca a realidade dos alunos;
Ø  Programa-se para o próximo encontro;
*      Provoca a curiosidade dos alunos;
Ø  Participa da construção do conhecimento.

Augusto Cury diz: Bons professores são mestres temporários, Professores fascinantes são mestres inesquecíveis[5].

E quando não somos eficazes? O perigo está a nossa porta. Podemos chegar à seguinte situação: Se você finge que ensina, eu finjo que aprendo de Hamilton Werneck[6]Indiretamente estaremos dizendo para nossos alunos: vá embora! E logo, logo, a sala ficará só com o professor ou a escola ficará só com o dirigente. O que fazer? Lembre-se Rm 12.7. foi Deus que lhe chamou e te deu um dom, um presente, mas é preciso esmerar-se. Olha o que acontece:


É preciso avaliação ou reavaliação

Um exemplo de avaliação

O que aprendi?
O que deu certo?
O que melhorar?
Como melhorar?
                                                                     
            Caso seja trabalhoso, utiliza apenas as colunas do que aprendi e que melhorar. Mas se avalie!

Então: O que é ser um Professor Eficaz? É aquele professor que consegue atingir seu principal objetivo: Aprendizagem.


A Eficácia de um professor de Escola Dominical[7]
Vale ressaltar, que a eficácia de um professor de Escola Dominical não depende apenas da aplicação desta ou daquela teoria pedagógica. O processo ensino aprendizagem deve ser considerado também a partir da interação entre professor/aluno, onde este aluno é percebido como agente ativo nesse processo, dotado de conhecimentos e experiências que colaboram na construção, aquisição e realização de saberes e fazeres.
Ensinar: Um Tributo Aos Mestres[8]
Ensinar é oferecer o melhor de si, oferecendo-se a si mesmo, apesar de nem sempre ser correspondido. Ensinar é nunca desistir daqueles de quem já desistiram, inclusive de quem já desistiu de si mesmo.    
Pr. Altair Germano

Como é verificada a eficácia de nossos professores? Qual o perfil de nossos educadores? São perguntas que devemos ter sua resposta fundamentada.

Por fim: 
Permita-se ser conhecido pelos seus alunos, a interação entre ambos é um bom caminho.
Eficácia do ensino é percebida pela aprendizagem e não pelo talento do professor.

Que o Senhor Jesus nos ajude!

Meus sinceros agradecimentos ao superintendente da EBD Ev. Abraão Coutinho e ao Pr. Presidente Roberto José dos Santos pela confiança depositada. Obrigado ao Pr. Paulo Filho que representou nosso Pr. Presidente e demais obreiros presentes em nossa reunião. Enfim a todo corpo docente participante.


Abreu e Lima, 01.02.2015





[1] Estudos Bíblicos para professores aos Sábados de Escolas aos Domingos, outras como Cortegada são nas sextas.
[2] Antonio Tadeu. Como tornar o Ensino Eficaz – CPAD 2003
[3] Documento para Consulta Pública, MEC/Inep. NOVA ESCOLAOUTUBRO 2010.

[4] Sociólogo suíço, professor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Genebra.
[5] Pais brilhantes, Professores fascinentes. RJ: Sextante, 2008.
[6] Petropólis/RJ: Ed. Vozes, 1992.
[7] A Eficácia Do Professor Da Escola Bíblica Dominical. http://www.altairgermano.net/2009/02/eficacia-do-professor-da-escola-biblica.html
[8] Ensinar: Um Tributo Aos Mestres. http://www.altairgermano.net/2012/02/ensinar-um-tributo-aos-mestres.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário