sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Lição 7 - Adolescente: Batismo no Espírito Santo

Sugestões de Dinâmicas

Dinâmica 1
 - Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem a importância desse ato?
Vocês realmente estão fazendo isto?
- Falem: A lição de hoje tem como tema “Conhecendo o Espírito Santo”.
- Iniciem o estudo da lição, através da dinâmica “Que símbolo leva você?”
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Que símbolo lembra você?
Objetivos: Oportunizar estudo sobre os símbolos do Espírito Santo.
Escolher símbolo para representação de si mesmo.
Material:  ½ folha de papel ofício.

Procedimento:
- Entreguem a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
- Solicitem aos alunos que pensem em um símbolo para representá-los, como por exemplo: um objeto ou animal.
- Lembrem aos alunos que os símbolos normalmente referem-se à função ou atuação de algo ou alguém. Apresentem alguns exemplos:

Leão: tem muita garra para lutar, vencer.
Girafa: tem uma visão mais ampla de uma situação.
Formiga: trabalha muito ou muito atuante.
Águia: pensa para agir, tem estratégias e planejamentos
Palha de aço(BomBril): mil e uma utilidades.
Liga: promove união.
Borracha: apaga mágoas, não guarda rancor.
Nó cego: pessoa de difícil convivência.
- Solicitem que os alunos façam um desenho do objeto ou animal escolhido e escrevam o porquê desta escolha.
- Peçam para que os alunos socializem com os colegas os símbolos escolhidos.
- Falem também que os símbolos do Espírito Santo são uma representação, mas que na verdade Ele é Deus, a Terceira Pessoa da Trindade. Então, agora,  apresentem os símbolos do Espírito Santo.

Por Sulamita Macedo.


Dinâmica 2
Participantes: indefinido.
Tempo Estimado: 15 minutos.
Material: bexigas para todos os participantes.
Palavra de Deus: 1 Cor 3,16 "Não sabeis que sois templo do Espírito e que o Espírito de Deus habita em vós?"
Preparação:Antes de entregar as bexigas aos participantes e com as bexigas ainda vazias pegue uma agulha faça um pequeno furo em algumas bexigas sem que ninguém veja, pode até fazer dois ou três furos em algumas bexigas. Desde modo quando eles forem encher acontecerá o seguinte:

- As bexigas sem furo, irão encher normalmente
- As bexigas com um furo apenas irão encher, mas irão esvaziar-se
- As bexigas com mais de um furo, podem ate não encher porque a pessoa não terá força para encher, ou então enche, mas se esvazia muito mais rápido que as outras.

Desenvolvimento: Entregar as bexigas e pedir que cada um encha as bexigas e esperar a todos os outros terminarem de encher. Quando todos encherem pedir para que eles soltem as bexigas, desde modo as bexigas irão realizar uma trajetória, podendo ir longe, ou então ir alto e depois cair perto de quem a lançou, isso não importa.

Conclusão: Aqueles que estão cheios do Espírito Santo, vão mais longe, evangelizam os outros. Os que estão vazios não espalham a palavra de Deus, porque quando ouvem a Palavra rapidamente se esvaziam e porque se esvaziam? Porque suas vidas estão cheias de "buracos" que impedem que Deus entre em sua vida e ali permaneça, o prazer imediato oferecido pelo mundo, o pecado etc.
Não podemos ser como as bexigas furadas, precisamos fechar esses buracos para que possamos deixar Deus habitar em nós.
http://euvoupraebd.blogspot.com.br/2013/07/dinamica-para-licao-03-conhecendo-o.html#.VN6WQvnF8-U

Dinâmica 3
O batismo no Espírito Santo é uma promessa para todos. Ele significa para o crente o revestimento de poder e é evidenciado com o falar em línguas. É um dom dado por Deus e foi derramado sobre os apóstolos no Dia de Pentecostes.
Objetivo: Despertar o interesse em buscar o batismo no Espírito Santo.
Material: Quatro copos, etiquetas, caneta hifdrográfica, jarra com água e bacia.
 Procedimento: Escreva nas etiquetas as palavras: "salvo", "buscar em oração", "perseverança" e "acreditar". Cole uma etiqueta em cada copo. Comece falando que o primeiro copo (escrito "salvo") representa que nós somos filhos de Deus, alcançados pela promessa da salvação em Cristo Jesus. Entretanto fala, derrame a água até a metade do copo. Em seguida, derrame um pouco de água no copo "acreditar" e explique que o primeiro passo para receber o batismo é crer nessa promessa. Vá para o terceiro copo ("buscar em oração") e derrame mais um copo de água. Diga que é importante pedir a Deus o batismo para poder recebê-lo. Por fim, coloque um pouco de água no copo "perseverança" e explique que esse é o último passo para alcançar a promessa do revestimento de poder. Termine a dinâmica colocando o copo "salvo" dentro da bacia. Despeje o líquido de cada um dos copos dentro dele (que irá transbordar) e encerre dizendo que quando o crente salvo em Jesus busca o batismo no espírito santo, se aproxima mais de Deus, transborda em sua presença ao receber o batismo. Pergunte quem ainda não recebu  e gostaria de receber o batismo. Ore com eles para que sejam batizados no Espírito Santo.

http://ebdcriativa.blogspot.com.br/2010/10/dinamica-batismo-no-espirito-santo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário