sábado, 14 de março de 2015

LIÇÃO 11 - ADOLESCENTES - NUMA VIDA DE SANTIDADE

LIÇÃO 11 - NUMA VIDA DE SANTIDADE - Tema: Cremos
ADOLESCENTES – CPAD  -  1º Trimestre 2015

Cada um de nós é espírito, alma e corpo. A consciência é a voz do nosso espírito; as emoções são a voz da nossa alma; e os 5 sentidos são a voz do nosso corpo. É no nosso espírito que Deus fala conosco. A nossa alma faz a ligação entre o espírito e o corpo, entre o espiritual e o material. A pessoa em si é o espírito humano, que possui uma alma e habita no seu corpo.
Nós recebemos poder em nosso espírito para trazer nosso corpo em obediência a Deus, porque a inclinação da nossa carne é inimizade contra Deus. O corpo continuará pecaminoso e com desejo de pecado até a morte. Assim, necessitamos de santificação, para vencer a tendência do nosso corpo ao pecado (Rom. 8:5-16).
(Ef. 5:4; 4:25 e v. 29); Tiago 3:3-12; Efésios 4:17-32; 5:1-21; 6:10-18. Vistam-se decentemente (1a Tim. 2:9-10; 1aPed. 3:1-6; 1a Cor. 11:14-15).


Dinâmica 1
Objetivo: Pensar sobre a importância da santificação na vida cristã e agradecer a Deus porque o Espírito Santo nos tem separado do pecado para servirmos ao Senhor.
Material: Jarra transparente, 10 copos descartáveis, papel, caneta, fita adesiva, um copo pequeno, também transparente e cheio de café, e uma bacia rasa.
Procedimento: Para ilustrar o processo de santificação, comece a dinâmica apresentando o copo pequeno, transparente, cheio de café. Fale que ele representa o pecado que atuou no coração da pessoa até o momento que em que recebeu Jesus. Derrame o café dentro da jarra vazia e fale sobre o estrago que o pecado faz na vida da pessoa. Continue explicando que, após a salvação, o Espírito Santo começa o processo no homem interior .
Então, apresente uma bandeja com vários copos descartáveis cheios de água cristalina, simbolizando o Espírito Santo. Nos copos, estarão colocados papéis escritos com os nomes de ações que só podem ser realizadas com a participação do Espírito Santo. Exemplos:
Oração, ler a Bíblia, viver em comunhão com os irmãos, obedecer a voz de Deus, perdoar o próximo, amar o próximo, fazer a vontade de Deus, confiar em Deus, falar sempre a verdade, ser cheio do Espírito santo. etc.
Peça que os alunos observem a bandeja e fiquem atentos. Conforme a solicitação do professor, cada aluno deve se levantar e derramar um copo de água cristalina dentro da jarra. quando esta já estiver cheia, coloque-a dentro da bacia para não vazar e continue a dinâmica até a água transbordar e sua cor se tornar clara. Encerre dizendo que só tem uma vida santa aquele cristão cheio do espírito Santo. Nele, as obras da carne e o pecado desaparecem completamente de sua vida.
Fonte: Revista Ensinador Cristão. Ano 6 - nº23 - julago-set/2005. Rio de Janeiro: CPAD.

Dinâmica 2:
Pegar dois copos de plástico (um com 2 dedos de terra e outro sem nada) e durante a explicação encher, aos poucos, de água um e depois outro para verificar a diferença. Então vejamos: nós somos como um vaso. Dependendo de como está o vaso, limpo ou sujo, servimos tanto para honrar a Deus como para desonrá-lO. Mas, se nos purificarmos, serviremos para toda boa obra nas mãos do Senhor. 
 
Você entendeu? Por mais que estejamos sujos, cheios de pecado, se quisermos podemos nos purificar, nos santificar e ser vasos de honra, de bênçãos nas mãos de Deus. Dessa forma, Ele nos usará em toda boa obra que quiser. Mas se ficarmos sujos, que utilidade teremos para Ele?

Dinâmica 3:
Uma ótima dinâmica é a da caixa, onde usamos os textos bíblicos de Gálatas Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.
Gálatas 5:16-17
Coloca-se duas caixas e dentro de uma papeis dobrados com os frutos do Espírito e na outra papeis dobrados com as obras da carne. O objetivo é mostrar a diferença entre as obras da carne e a importância de andar em Espírito. É necessário que passe as duas caixas sem dizer nada passe uma vez a caixa com as obras da carne e para a próxima pessoa a caixa com os frutos do Espírito assim todos terá um papel ou com obras da carne ou com os frutos do Espírito. Todos verão que mesmo sendo desagradável ficar com um papel, que contém obras da carne, isso está presente na vida de muitas pessoas, e outra parte de pessoas vera como é agradável ficar com os frutos do Espírito, assim podemos explicar que melhor ainda é viver praticando os frutos do Espírito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário